O Vale do Capão se encontra entre duas serras, a do Candombá e a do Morro Branco. É formado basicamente por uma pequena vila, onde ocorrem quase todos os eventos da comunidade. Em épocas de alta estação como o reveillon e principalmente o São João (férias do meio do ano), a Vila, como é chamada pelos moradores e visitantes, ganha vida. Barracas de artesanato são montadas, pequenos shows e apresentações dão um novo colorido ao Vale.
Dentro da Vila, a pizza do suiço Thomas é imperdível. Existem apenas dois sabores, uma salgada, vegetariana, e uma doce feita com banana. Existem ainda diferentes opções para diferentes gostos, desde massas mais requintadas até os famosos PFs (prato feito).
Apesar da vila encantadora, o que realmente atrai os visitantes são as belezas naturais da região. Trilhas que levam à cachoeiras, rios, paisagens estonteantes fazem do Vale do Capão uma região muito procurada por diferentes turistas aventureiros interessados no Ecoturismo. Um dos principais atrativos da região é a famosa Cachoeira da Fumaça (foto ao lado). O motivo do nome se dá pelo fato de que, devido a altura da queda, a água evapora antes de tocar o chão. Outra trilha muito procurada é a que leva ao Rio Preto e Rodas. Para os mais dispostos existem trilhas mais puxadas como a do Vale do Paty, que tem duração de 5 dias e a distância percorrida chega aos 70 quilômetros.
As acomodações variam de acordo com o gosto do visitante. De campings a pousadas arrumadas, todos os gostos são contemplados no Vale. Mas, assim como na maioria dos lugares, em épocas de alta estação os preços, principalmente das pousadas, ficam mais salgados.
O clima da região é tropical semi-úmido. O verão é seco e quente, enquanto o inverno é agradável. O melhor período de visitar o Capão é no meio do ano, pois a manhã é ótima pra caminhar e a noite é possível colocar uns casacos para se aquecer do frio, que pode chegar aos 10 graus.
Em busca do Vale Encantado? tente aqui: