quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Istambul, Constantinopla ou Bizâncio? Você escolhe.

Tomando um Boeing 747 do Nepal e gastando mais umas 5 horas de viagem, chegamos à Istambul, maior cidade da Turquia.

Essa histórica cidade tem seu início por volta de 667 a.C. quando colonos gregos fundaram-na. Bizâncio era seu nome original e já fez parte de diferentes impérios. Em 191 a.C ela passou a ser aliada do Império Romano e posteriormente foi anexada como parte do seu território. Com a derrocada romana e a divisão do império, Bizâncio se torna capital do Império Bizantino e a cidade é renomeada em homenagem à Constantino I, com o nome de Constantinopla. No ano de 1453, Constantinopla se torna território do Império Otomano, permanecendo com esse nome até o ano de 1930, quando é rebatizada oficialmente como Istambul.

Pode se dizer que Istambul é a única cidade do mundo sobre dois continentes, uma parte de seu território está Europa, outro na Ásia. Devido à sua localização e à sua história, a cidade é palco de uma grande diversidade cultural, onde convivem cristãos e muçulmanos há séculos. Templos de divindades romanas, arte bizantina e o estilo islâmico compõem o cenário de Istambul. A Mesquita Azul (foto acima) e a Basílica de Santa Sofia (foto ao lado) brigam pela majestade da cidade e são, sem dúvida, dois pontos de parada obrigatória aos visitantes. Existem ainda inúmeras mesquistas, igrejas, sinagogas e palácios dignos de visita.
O clima de Istambul é temperado úmido. Quem se aventurar pode esperar verões quentes e úmidos, assim como invernos frios chuvosos e com nevadas ocasionais. Durante o inverno, as temperaturas variam de 3 aos 8 graus centígrados, mas podem chegar até 5 graus abaixo de zero. No verão, os 28 graus centígrados possíveis podem incomodar um pouco aos mais calorentos. Dependendo da época da viagem, o conteúdo da mala pode variar bastante.
Istambul é uma cidade altamente cosmopolita, onde se encontra desde mulheres escondidas em suas burcas negras, até turcas super produzidas, com jóias espalhafatosas, panos coloridos, maquiagem importada, jeans e perfume francês.
Toda esta pluralidade dá vida à essa cidade de quase 3 mil anos que é, sem dúvida, mais um ponto de parada obrigatória nas nossas viagens.
Curioso(a)?

Nenhum comentário: