
A história da cidade é dividida em três partes. Em 89 a.C os romanos fundaram a cidade de Anquincum, no lado direito do Danúbio, que viria a se chamar Ôbuda ("Velha Buda" em húngaro) que hoje é subúrbio de Budapeste. De 106 d.C até o século IV, Anquincum foi a capital da província romana na região. Enquanto isso, na margem esquerda do rio, foi surgindo uma população chamada Peste (Pest em húngaro). A última parte da "construção" da cidade ocorreu por volta de 1241 quando, ao sul de Ôbuda e na frente de Peste, os magiares ergueram um castelo real (imagem acima), em uma localidade que viria a se chamar Buda. As regiões, porém, só foram unidas em 1849 por decisão do governo.
Hoje em dia, a parte "Buda" da cidade se caracteriza por um sobe-e-desce de ruas arborizadas fazendo sombra para belas residências, enquanto "Peste" é uma planície por onde se espalham animadas ruas comerciais, parques e teatros.
Por ser uma cidade cortada por um rio como o Danúbio, uma de suas atrações são suas pontes, sendo a mais famosa delas, a Ponte Széchenyi. Ao todo são nove que conectam todo o conjunto da cidade, o que faz dela um atrativo aos amantes da arquitetura, barroca e principalmente art nouveau. Os prédios são caracterizados por telhas coloridas e adornos nas portas e janelas, o que força a caminhada num ritmo mais lento, afim de observar todos os detalhes que fazem cada prédio ser único.
Conhecida também como "Paris do Leste", Budapeste também não deixa a desejar no romantismo. Muito iluminada ao anoitecer, a cidade faz parte de um possível tour romântico para casais na Europa. 

Outro atrativo de Budapeste são os banhos em suas águas termais (foto ao lado), abrigadas por belíssimas construções. Por isso, roupas de banho são bem-vindas para aqueles que se interessam em usufruir dessas "jacuzzis" naturais.
O clima da cidade é temperado continental, pelo fato de ser longe do oceano. Isso implica em invernos frios e nebulosos, com muita neve e verões quentes. Ou seja, a depender da época, sua mala pode ter mais ou menos roupa.
Sites interessantes para conhecer melhor a "Pérola do Danúbio" ou a "Paris do Leste" ou Budapeste, como desejarem:
Um comentário:
esse blog sim... é uma viagem!! hehehehehe
o post tá massa velho.
onde será a próxima escala, depois da "Pérola do Danúbio"??
valeu man!!
Postar um comentário