sábado, 29 de novembro de 2008

O inóspito seco

A 10 mil quilômetros da louca e excêntrica Barcelona, se encontra uma das paisagens naturais mais diferentes do mundo, o Deserto de Atacama. É considerado o deserto mais árido do mundo, devido às correntes marítimas frias do Pacífico, ficando até 400 anos sem chover. Localizado no norte do Chile, é uma região de muitos atrativos naturais.
O local habitado onde é possível ficar durante a viagem é uma pequena vila chamada San Pedro de Atacama. Localizada a 2.400 metros de altitude, o que para algumas pessoas implica em tonturas e enjôos, a vila tem suas próprias belezas, como a Igreja de San Pedro de Atacama e o Museu arqueológico Padre Le Paige.

Nos arredores de San Pedro existem passeios que encantam os visitantes com a imensidão vazia, onde apenas o que existe é areia, pedra e sal. Uma das visitas imperdíveis é o Valle de la Luna (foto acima). Localizado em um vale de origem vulcânica, o local recebeu esse nome devido ao fato da paisagem ser parecida com a lunar.

Apesar do índice pluviométrico muito baixo, existem vários lagos onde a água está presente o ano todo, como a Lagoa Miscanti e a Lagoa Miñiques. Esses lagos fazem parte dos passeios de ecoturismo que mostram os altiplanos atacamenhos. Mas talvez o atrativo mais procurado no deserto sejam os Gêiseres de Tatio (foto ao lado). A 4.320 metros de altitude, grandes colunas de vapor evaporam da superfície, alcançando 85 graus e 10 metros de altura.

Pelo fato de ser um deserto, a variação do clima é brusca. A oscilação entre o dia e a noite pode ser de 40 graus, indo do zero grau aos 40, durante o dia. Porém, durante o ano, a variação é bem pequena.

Nenhum comentário: