sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Vá ao Paraíso


Aproveitando a proximidade com o Atacama, cerca de mil quilômetros, vamos ao mar, à Valparaíso. Inspiração para o poeta Pablo Neruda, a cidade ergue-se em diferentes curvas e morros acentuados, à beira do oceano Pacífico.

Valparaíso é um anfiteatro, onde a praia é o palco e o papel das arquibancadas é desempenhado por mais de 40 montanhas. Patrimônio da Humanidade, a cidade é de dificil circulação à pé, devido aos morros, portanto os meios de locomoção mais utilizados, e não menos charmosos, são : os elevadores. São 15 no total e todos declarados Monumentos Nacionais.

Devido à sua localização, Valparaíso apresenta paisagens de encher os olhos. Por isso existem diversos "miradores" espalhados pela cidade, como o Mirador Portales, Mirador Esperanza, Mirador O'Higgins e Mirador Marina Mercante.
Uma das principais características da cidade é seu clima boêmio, que parece típico de cidades portuárias. Bares e restaurantes garantem o agito da noite.

A mistura desses elementos foi a fonte de inspiração para diferentes poetas e o mais importante deles foi, sem dúvida, Pablo Neruda, ganhador do prêmio Nobel da literatura. "Declaro meu amor a Valparaíso, este porto louco, este disparate de cidade". Sua casa, denominada "Sebastiana", é hoje ponto turístico (foto acima). Com três andares, fica num ponto elevado da cidade, onde é possível enxergar a cidade, o mar e o porto.

Valparaíso é ainda uma cidade com uma forte atividade cultural. Locais como o Museu Municipal de Belas Artes, o Museu do Mar Lord Thomas Cochrane, a Galeria Municipal de Arte Valparaíso, o Museu de História Natural e a Casa Museu La Sebastiana (a casa de Neruda), entre outros, são referências de arte da cidade.

O clima da cidade é mediterrâneo e sua variação é alta. No verão a temperatura varia dos 12 ao 30 graus e no inverno pode ir dos 5 aos 15 graus.